FC Porto conquistou o que só mais seis clubes conquistaram

Supertaça Europeia 88

O Futebol Clube do Porto conquistou há 30 anos o que ainda só seis clubes também conseguiram conquistar.

Na Supertaça Europeia o Porto levou a melhor sobre o Ajax, atingindo o feito de conquistar os três troféus internacionais que podem ser alcançados na mesma época. Neste caso importa relembrar que apesar de a Supertaça ser disputada na início da temporada é referente à temporada anterior.

No dia 13 de janeiro de 1988 os Dragões venceram o Ajax por 1-0 com um golo de António Sousa. Este troféu juntou-se à Liga dos Campeões que foi conquistada frente ao Bayern de Munique, e à Taça Intercontinental que foi jogada contra o Peñarol.

Além de Sousa a equipa do Porto era composta por Mlynarczyk, João Pinto, Lima Pereira, Geraldão, Inácio, Bandeirinha, André, Jaime Magalhães, Fernando Gomes e Rui Barros. Jorge Plácido, Semedo, Frasco e Quim foram os suplentes que entraram no conjunto das duas mãos.

De lá para cá apenas seis clubes conseguiram repetir o feito:

  • Milan
  • Ajax
  • Juventus
  • Barcelona
  • Bayern de Munique
  • Real Madrid

António Sousa, entrevistado pelo jornal O Jogo, recordou o feito:

Era uma equipa vencedora. Foi crescendo com uma marca implementada ao longo dos anos anteriores, no sentido de procurar ter um grande respeito pelo nome do FC Porto em termos europeus.

Sabíamos que era a primeira e se calhar a ultima [Supertaça] em que estaríamos presentes. Num jogo tão importante, a motivação era excelente e o espírito foi sempre o melhor possível, para durante a competição sermos melhores do que o adversário.

O golo que marcou está ainda bem presente na sua memória:

Foi num cruzamento à entrada da área, de bola parada. Um adversário tentou afastar, mas a bola caiu ligeiramente descaída para lado esquerdo e dei um tiro rasteiro para o lado esquerdo de Menzo.

Tínhamos uma mentalidade forte e a qualidade também imperava. Sabíamos daquilo que podíamos fazer, sempre com o máximo respeito pelo adversário. E, apesar de por vezes sentirmos que o adversário era superior, com a nossa maturidade, forma de estar e presença enquanto grupo, conseguíamos ultrapassar essas situações.

loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.