Sondagens por Quintero não param de chegar e a SAD questionou os Argentinos sobre como se pode fazer negócio.
O FC Porto pretende aproveitar a onda de euforia provocada pelas boas exibições de Quintero no Mundial e negociar o internacional Colombiano neste mercado. A SAD tem recebido várias sondagens pelo médio-ofensivo de 25 anos e perguntou ao River Plate em que condições se poderia efetuar um negócio. O contacto é o procedimento possível dos dragões nesta fase, porque o clube de Buenos Aires é detentor dos direitos federativos de Juan Quintero até 31 de dezembro e não existe uma opção que permita o fim prematuro do empréstimo. Logo, qualquer transferência terá sempre de receber o consentimento dos argentinos, que já manifestaram publicamente a intenção de acionar a cláusula que lhes permite adquirir 80 por cento do passe do atleta, mas ainda não o fizeram.
Perante a possibilidade de recuperar uma boa parte do investimento realizado na contratação de Quintero (9,5 milhões de euros), o FC Porto “convidou” o River Plate a tomar uma decisão: ou aciona a opção de compra do jogador, fixada nos 3,75 milhões de euros – depois de já ter pago cerca de 500 mil euros pelo empréstimo -, ou procuram uma alternativa lucrativa para ambos com a saída imediata de Juan. Tendo em conta a importância e a delicadeza da operação em termos financeiros e desportivos para o clube, Rodolfo D”Onofrio, presidente, e Enzo Francescoli, diretor desportivo, pediram uns dias para pensar antes de responder. Ambos têm noção de que Quintero está mais valorizado do que nunca, depois de um golo e uma assistência nos dois primeiros jogos da Colômbia no Mundial, mas não querem precipitar-se.
Seja como for, os dragões encaixarão sempre alguns milhões. Se o clube do Monumental de Núñez avançar já para a compra, a sociedade azul e branca começa por receber 3,75 milhões de euros. A partir daí, é só esperar por uma futura venda, uma vez que ainda ficaria com 20 por cento dos direitos económicos do colombiano na sua posse. O encaixe seguinte, contudo, dependeria muito dos valores que envolvessem a operação. No máximo, os portistas apenas veriam entrar nos cofres mais 4,4 milhões, pelo facto de a cláusula de rescisão que o River tem prevista para o médio-ofensivo ser de 22 milhões. No total, pouco mais de 8,8 milhões de euros, que parece pouco à luz da valorização atual, mas quase permite recuperar um investimento que, há alguns meses, parecia perdido.
O desejo do Krasnodar em Quintero foi tornado público ainda antes do arranque da competição, mas há mais clubes impressionados com as exibições de esquerdino. Ao que apurámos, o Tottenham também perguntou pela situação contratual do médio, que renasceu para o futebol neste regresso à América do Sul. Já o alegado interesse do Real Madrid, noticiado pelo jornal espanhol “AS”, impulsionado pela convivência de Juan e Lopetegui no Dragão, não teve, para já, qualquer abordagem real.
As boas exibições de Quintero durante o Mundial têm surpreendido meio mundo. Recuperado para a seleção somente no derradeiro teste da Colômbia antes da convocatória final, marcando no triunfo contra a França, Quintero entrou na competição com um golo ao Japão e deu continuidade ao bom momento com uma assistência para Falcao contra a Polónia. Nem José Pekerman se coibiu de enaltecer o papel do esquerdino. E fê-lo ainda durante o jogo, numa aproximação ao banco. “Juan! Juan! Craque, és um craque”, atirou o selecionador colombiano, que foi apanhado pelas câmaras de TV.