O CIES apresentou um relatório com dados sobre duelos aéreos ganhos nos campeonatos europeus.
Felipe, defesa-central do FC Porto, é o segundo melhor jogador a atuar nos campeonatos europeus no que toca a duelos aéreos ganhos. O central tem uma taxa de sucesso de 85,5%.
Os dados são do relatório do CIES, e apenas contabilizam lances disputados nos campeonatos nacionais. Em 132 duelos aéreos, Felipe ganhou 112 e perdeu apenas 19, o que correspondeu a uma percentagem de acerto de 85,5%.
No ranking dos melhores nas alturas, o brasileiro só é superado por Christophe Berra, defesa-central do Hearts, da Escócia, que tem uma taxa de sucesso de 86,9% (233 duelos ganhos e 39 perdidos num total de 268). Em terceiro aparece Jake Cooper, do Millwall, também com os mesmos 85,5% de Felipe. Em 22ª lugar aparece o benfiquista Jardel com 81,7%. Tudo isto numa análise a 26 campeonatos europeus que excluem os cinco mais mediáticos.
Numa outra lista, em que apenas foram contabilizados os dados de jogadores das cinco principais ligas (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), Marcelo Guedes, do Lyon, lidera com 85,5%, exatamente a mesma percentagem de acerto de Felipe.
Seguem-se Harry Maguire, do Leicester, com 85,3% e Virgil van Dijk, do Liverpool, com 84,1%.
Contas feitas, o central do FC Porto é o segundo melhor entre os 31 campeonatos europeus analisados.
PARTILHA COM OS PORTISTAS!