Iván Marcano encontra-se em final de contrato com o Futebol Clube do Porto, podendo assinar de forma livre por qualquer outro clube mas a renovação continua em cima da mesa.
Aparentemente Marcano ainda não decidiu o seu futuro, deixando todas as opções em aberto. Tanto poderá renovar com o Porto como recusar as propostas de renovação e assinar com outro clube.
Marcano chegou ao clube na temporada de 2014/2015. Nesta época já marcou 4 golos em 27 jogos. É um dos titulares de Conceição e um dos capitães de equipa. É considerado um jogador extremamente importante no eixo defensivo.
Segundo as notícias que têm vindo a ser escritas pelos jornais desportivos, o Porto apresentou uma proposta de renovação antes de Marcano se tornar um jogador livre mas foi rejeitada. A contra proposta de Marcano e do seu empresário foi considerada demasiado elevada, tendo em conta até o fair-play financeiro a que o Porto se encontra sujeito pela UEFA.
Um dos potenciais interessados é o Valência que terá já tentado a contratação do início da época. Outro dos nomes falados é o rival Benfica, situação que já foi desvalorizada por Pinto da Costa:
Se eu não puder ficar com Marcano e se ele for parar ao Benfica, o que posso fazer? O que não vou fazer é pagar o que não posso
Sérgio Conceição já abordou o tema dizendo que espera que o Porto consiga renovar com Iván Marcano e também com Diego Reyes que se encontra na mesma situação.