Mbemba será oficializado muito em breve e estará à disposição para treinar antes do início da próxima semana.
Chancel Mbemba vai mesmo ser dragão. O defesa-central congolês já se tinha comprometido há muito com o FC Porto para quatro temporadas, mas faltava o acordo do campeão nacional com o Newcastle, que entretanto foi alcançado. Mbemba – e já se escreveu que o jogador até já estará no Porto – não escapa aos portistas e em breve será oficializado, para alegria de Sérgio Conceição, o principal mentor da contratação.
As saídas de Marcano e Reyes abriram buracos profundos na defesa portista. Mbemba é o primeiro a chegar, mas outro defesa-central pode ainda ser contratado, mesmo com Chidozie para observar na pré-temporada. A confiança no africano é, porém, muito alta, a julgar pelo preço acordado com o Newcastle: cerca de oito milhões de euros, apurou O JOGO. Mbemba tem 23 anos e, apesar de ter apenas 1,82 metros, é muito forte fisicamente e nos duelos individuais, o que agrada particularmente ao treinador do FC Porto.
Numa primeira fase, os dragões avançaram com uma proposta de seis milhões de euros, mas o Newcastle pediu perto de 10 milhões. O assunto vai resolver-se no meio termo e só faltam limar algumas arestas, mas nenhuma que possa impedir o jogador de ser oficializado e começar a treinar ainda esta semana. No início da próxima, já Diogo Leite e Diogo Queirós vão estar com a seleção de sub-19, que vai disputar o campeonato da Europa da categoria, que vale o apuramento para o Mundial de Sub-20 do próximo ano. Por isso, mais urgente se torna a integração de Mbemba. Por essa altura só haverá Felipe e, na melhor das hipóteses, Chidozie, que goza férias após ter participado no Mundial da Rússia.
Resta dizer que o jogador é dextro, mas também sabe jogar como central do lado esquerdo e até como médio-defensivo, o que reforça a utilidade da contratação.